Centro Espírita Aprendizes do Evangelho - Santana

Esclareça

FAQ – Perguntas Frequentes
Tratamento Espiritual | Passes

Reunimos aqui algumas das perguntas mais comuns entre as pessoas que vêm ao CEAE Santana fazer tratamento espiritual:

O que é um passe?
O que é o passe de limpeza?
O que significam os movimentos das mãos de quem me dá o passe?
Por que antes do passe preciso assistir a preleção?
O que quer dizer: P2, P1, P3A, CH e P3B?
Estava fazendo P2, por que mudou? Quem dá esta orientação?
Quem é que mandou a mensagem que recebi na minha ficha?
Como é o passe para as crianças?
Eu recebi alta dos tratamentos. E agora, o que faço?
Eu precisei faltar duas ou mais vezes em seguida no tratamento que eu estava fazendo. Quando eu voltar, continuo o mesmo tratamento?
Por que é que eu recebo sempre os mesmos tratamentos? Ou por que não saio do P2/CH?
Informações gerais sobre os passes.

1. O que é um passe?
Passe é a passagem de fluídos transmitidos pelas mãos de uma pessoa para a outra. No CEAE Santana é transmitido pelos servidores que já fizeram o Curso de Passes e Radiações da Aliança Espírita Evangélica para aqueles que vêm à nossa casa. Esse curso é oferecido apenas para alunos da Escola de Aprendizes do Evangelho. Todos os passes foram todos padronizados pelo Prof. Edgard Armond, para a Aliança Espírita Evangélica.

Os passes ajudam ativar a circulação de energia no nosso corpo e a harmonizar ou a reequilibrar o ritmo normal do organismo que, por algum motivo ficou desequilibrado, seja por alguma doença, seja por excesso de preocupações. Pensamentos, emoções e sentimentos negativos relacionados com orgulho, egoísmo, tristeza, desânimo, ciúme, raiva, inveja, baixa-estima, excesso de preocupação, vida muito sedentária e falta de fé, entre outros fatores, formam véus ou camadas de cortinas invisíveis ao nosso redor. Estas “barreiras” não deixam a luz do sol divino iluminar e aquecer o nosso coração plenamente e dificultam a circulação da energia vital junto de nós.

2. O que é o passe de limpeza
Este passe é realizado em todas as pessoas que entram no CEAE Santana para fazer tratamento (assistido) para os alunos que vieram fazer algum curso e também para os trabalhadores da casa.

Como diz o próprio nome, serve para limpar fluídos nocivos que geramos pelos nossos pensamentos e emoções, que absorvemos dos lugares por onde passamos ou mesmo de outras pessoas. É importante para manter harmonia e higiene do CEAE, da mesma forma que devemos limpar os sapatos (tênis, sandálias) em um tapetinho (ou capacho) antes de entrar em casa e lavar as mãos quando chegamos da rua.

Quando a pessoa senta na cadeira para tomar o passe, pede-se para que eleve os pensamentos a Deus, a Jesus ou à Mãe Maria. Esta é uma maneira simples de ficar receptivo para que a divina energia amorosa que vem do alto possa ser melhor absorvida por você.

3. O que significam os movimentos das mãos de quem me dá o passe?

Elevar as mãos ao alto e colocar a mão sobre a cabeça da pessoa: significa que o servidor está captando a energia divina que vêm do alto para poder então repassá-las aos assistidos, pelo alto da sua cabeça e da cabeça flui para todo o corpo. Ajuda também a harmonizar os pensamentos, iluminar as idéias e a se ligar mais com Deus. É comum em todos os tipos de passes;

Movimentos na frente do corpo: basicamente são voltados para a fronte (para limpar/melhorar os pensamentos), para o peito (para limpar/melhorar os sentimentos) e para as imediações do umbigo (para limpar/melhorar as emoções); e

Movimento próximo à coluna vertebral: visam trazer harmonia e equilíbrio ao sistema nervoso central, basicamente.

4. Por que antes de tomar o passe é preciso assistir a preleção?
Antes de explicar o que significa cada tipo de passe e comentar sobre a importância da preleção, é importante lembrar três passagens da vida de Jesus:

quando Ele resume os 10 mandamentos em apenas um: Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!
quando os doentes O buscavam para serem curados e, Ele dizia: A tua fé te curou! Vás e não erres (peques) mais!
quando Ele ensina a importância do Orar e Vigiar!

Comentando de maneira simples estas passagens, o Mestre nos ensina que:

· erramos cada vez que nos afastamos de Deus, da fé (por exemplo, quando damos atenção demais aos problemas, ao orgulho, ao egoísmo, à vaidade),

· erramos cada vez que deixamos de vivenciar o amor para com as pessoas que nos cercam (por meio da paciência, da compreensão e da benevolência),

· erramos cada vez que deixamos de nos amar, isto é, quando damos muita atenção ao trabalho, aos familiares, aos outros enfim e não cuidamos da nossa saúde, da nossa autoestima, quando deixamos de Orar e Vigiar!

Jesus nos ensina então que,

quando voltamos a nossa atenção ao alto,

por meio da prece sincera, e buscamos

ajuda divina com humildade e amor no coração,

poderemos ser curados. Mais ainda, que

devemos seguir em frente amando, orando e vigiando!

Assim, para ajudar a fortalecer a ligação com Deus é que, antes de chamar você para entrar na sala de passes ou câmara de passes, apresentamos e comentamos um trechinho do Evangelho de Jesus. E antes de começar esta preleção ou pequena palestra, pedimos a você que procure ficar alguns minutos em silêncio no salão, em prece, conversando com Jesus, com Nossa Senhora, com seu anjo guardião ou mesmo fazendo uma boa leitura.

Desejamos que você compreenda que o tratamento espiritual

não acontece apenas na sala de passes do CEAE.

Ele começa quando você se levanta e não termina quando você se deita!

E quanto mais você se esforçar para

ficar sintonizado com a energia divina durante a semana,

pelos bons pensamentos, pelas boas leituras e pelas boas ações,

mais protegido, amparado e fortalecido se sentirá!

5. O que quer dizer: P2, P1, P3A, CH e P3B
Estas letras se referem ao diferentes tipos de tratamento espiritual que o CEAE oferece.

A letra P é a inicial de Pasteur, do Dr. Luís Pasteur (1822 – 1895), médico e cientista francês que ficou internacionalmente conhecido por ter sido o primeiro a estudar os micróbios como bactérias e vírus, responsáveis por muitas doenças. Foi ele também quem descobriu a vacina contra a raiva. Uma vez médico sempre médico, assim ele continuou seu trabalho na cura das doenças, dedicando-se a ajudar quem precisa de tratamento, agora como mentor espiritual.

Em todos os tratamentos, a pessoa que vai receber o tratamento (assistida), entra na sala (ou câmara) onde lhe será oferecida uma cadeira para se sentar. Em seguida, um dos trabalhadores lhe pede que eleve os pensamentos ao alto, que pense em Jesus.

Conheça um pouco sobre cada tipo de passe:

Passe

Objetivo

Indicação

Como é na sala de passes

P2

equilíbrio físico, emocional e espiritual

quando a pessoa precisa se fortalecer ou se reequilibrar, por exemplo em função de algum problema pessoal, familiar, profissional ou espiritual.

a pessoa é envolvida por um círculo de amor emanado pelos trabalhadores, enquanto outro trabalhador aplica o passe, projetando fluídos pelas mãos na parte da frente e nas costas, sem encostar .

P1

equilíbrio físico

quando a pessoa está muito cansada, fadigada, com dores no corpo e/ou com algum problema de saúde e, inclusive antes de algum tipo de cirurgia.

a pessoa é envolvida por um círculo de amor e saúde emanado pelos trabalhadores, enquanto outro trabalhador aplica o passe projetando fluídos pelas mãos, na parte da frente e nas costas, sem encostar.

P3A

ajuda mais específica para o equilíbrio físico

depois que a pessoa fez uma série de P1 e precisa de cuidados mais específicos para ajudar na sua recuperação da sua saúde e no seu fortalecimento

a pessoa é envolvida por um círculo de amor e saúde emanado pelos trabalhadores. Recebe o passe P1 e fluídos direcionados para a(s) parte(s) do corpo necessitada de tratamento.

CH

ajuda a melhorar os pensamentos, (pensar mais positivo)

depois que a pessoa fez uma série de P2 e precisa de reforço para ajudar no seu equilíbrio físico, emocional e espiritual. Também é indicado quando a pessoa está muito nervosa, angustiada, agitada, preocupada em demasia e talvez com dificuldades para dormir. Possui assim vários problemas emocionais e espirituais.

a pessoa é envolvida em um semi-círculo de luz emanado pelos trabalhadores, enquanto outro trabalhador, coloca a mão sobre o alto da sua cabeça. Podemos imaginar como se fosse um “chuveiro de luz” que vem do alto para ajudar a iluminar seus pensamentos e, “mandar a tristeza embora”.

P3B

ajuda a melhorar os pensamentos, fortalecer a fé e a ligação com Deus

depois que a pessoa fez uma série de P2 e outra de CH e ainda não melhorou, pois continua angustiada, deprimida, com vários tipos de problemas emocionais e espirituais.

a pessoa é envolvida por um círculo de luz emanado pelos trabalhadores, enquanto outro trabalhador faz uma prece em voz alta. Em seguida, um dos trabalhadores, recebe e transmite uma mensagem oral do seu mentor que deve ser ouvida com atenção e colocada em prática no seu dia a dia.

6. Estava fazendo P2, por que mudou? Quem dá esta orientação?
O primeiro tratamento oferecido no CEAE é o P2, porque possui múltiplas utilidades. Depois de quatro semanas, você (o assistido) é chamado na sala de entrevistas para comentar como está passando e como se sentiu com o tratamento. O entrevistador anota as informações principais na sua ficha e a encaminha para o grupo mediúnico.

O grupo de médiuns é um grupo de servidores do CEAE, que se reúne duas vezes por semana para receber orientações dos mentores que acompanham de perto cada pessoa que vem em busca de ajuda nesta casa, bem como os trabalhos que aqui são realizados.

A equipe dos mentores é formada basicamente por médicos, enfermeiros e terapeutas. Eles acompanham seu tratamento dentro do CEAE e observam seus pensamentos e atitudes no dia a dia.

Com base nas informações que você passou na entrevista, na avaliação que os amigos espirituais fizeram do seu comportamento e, do seu esforço em se melhorar nestas quatro semanas, são indicados o tratamento mais apropriado e a mensagem de fortalecimento.

Assim de acordo com esta avaliação pode ser necessário repetir o P2 ou mudar para o CH ou P1. Depois de quatro semanas, o esquema se repete e então pode ser que venha novamente P2 ou mesmo que a pessoa receba alta, se for do seu merecimento.

Observações:
– Para os tratamentos de P2 e CH, as entrevistas são realizadas no início e no final do tratamento;
– Para os tratamentos de P3A e P3B, os dirigentes destes trabalhos conversam com o assistido toda semana para prestar mais apoio e saber como está passando.

7. Quem mandou a mensagem que está escrita na minha ficha?
Como explicado no item 6. Estava fazendo P2, por que mudou? Quem dá esta orientação?, um grupo de médiuns do CEAE se reúne para receber orientações do plano espiritual superior sobre os tratamentos que devem ser indicados para cada assistido. Na sequência é recebida uma pequena mensagem com palavras de orientação, de amparo, de fortalecimento. Estas palavras podem ser passadas pelo mentor da pessoa (ou anjo guardião) e/ou por algum membro da equipe de amigos espirituais que acompanham seu tratamento.

As vezes algumas frases se repetem como: “ler o evangelho em casa”, fortalecer-se na oração”, “ter mais fé”, “trabalhar o perdão”, “trabalhar a paciência”. Essas repetições não são por acaso. É porque no fundo, no fundo, precisamos realmente fazer nossa lição de casa, isto é, melhorar nossa maneira de pensar, de ser e de agir, crescer e amadurecer, desenvolver a compreensão, a paciência, a resignação, a caridade, o perdão, a humildade, com boa vontade e não por obrigação.

8. Como é o passe para as crianças?
Para crianças até 7 – 8 anos de idade, tanto o passe de limpeza como o tratamento nas câmaras é diferente dos adolescentes e dos adultos, porque tanto seu corpo físico como seu campo energético está em processo de formação ou crescimento.

Há dois tipos de passes para as crianças: o P4A que equivale ao P1 dos adultos e o P4B que equivale ao P2 (ver item 5. O que quer dizer: P2, P1, P3A, CH e P3B). São indicados para trazer equilíbrio físico, emocional e espiritual para os pequeninos.

As crianças necessitam de tratamento quando estão muito agitadas (além do que seria normal para uma criança), medrosas em excesso, com dificuldade para dormir e para se concentrar nos estudos, por exemplo. Pode ser necessário também em casos de doenças, para ajudar na sua recuperação.

Dentro da câmara de passe, a criança fica sentadinha por alguns minutos em uma cadeira, com os pensamentos elevados ao alto, envolto em um círculo de amor, emanado pelos trabalhadores, enquanto uma trabalhadora, aplica o passe ou os fluídos pelas suas mãos e pelo coração.

9. Eu recebi alta dos tratamentos. E agora, o que faço?
Você pode continuar assistindo as preleções e depois ir embora. Em casa, continue fazendo a leitura do evangelho colocando um copo de água e siga praticando o Orai e Vigiai.

Se desejar e tiver oportunidade, participe do grupo de estudos ou sessão doutrinária que acontece toda quarta-feira, das 20h30 as 21h45, dirigido pelo Francisco.

Você pode também ingressar na próxima turma do Curso Básico e/ou Escola de Aprendizes do Evangelho. Informe-se com os dirigentes dos trabalhos.

Mas é importante que você fique atento ao Orai e Vigiai. Isto é, observe seus sentimentos e pensamentos diariamente, bem como o equilíbrio do seu corpo físico. Se, por algum motivo perceber desequilíbrio físico, emocional ou espiritual e sentir que precisa de ajuda, volte aos tratamentos. Não tenha vergonha, não! Procure algum dirigente dos trabalhos assistenciais da segunda a tarde, da segunda a noite ou da quarta-feira e diga que deseja recomeçar o tratamento. Você fará P2 por quatro semanas e depois seguirá a seqüencia normal dos tratamentos, de acordo com suas necessidades.

10. Eu precisei faltar duas ou mais vezes em seguida no tratamento que eu estava fazendo. Quando voltar, posso continuar o mesmo tratamento ou preciso começar tudo de novo?
Você pode faltar apenas uma vez, pois os tratamentos são realizados ao longo de quatro semanas. Se faltar duas ou três vezes, você interrompeu esta sequência assim, precisará recomeçar o mesmo tipo de tratamento que fazia. Mas, se precisou faltar por mais de três semanas ou por mais de um mês, independente do tipo de tratamento que estiver fazendo (CH, P1, P3A, P3B), você vai recomeçar com o P2.

11. Por que é que eu recebo sempre os mesmos tratamentos? Ou .. porque não saio do P2 e CH?
Primeiramente é preciso lembrar quem indica o tratamento que devemos fazer. São os amigos ou auxiliares invisíveis por meio do grupo mediúnico. Talvez achemos injusto ou desnecessário ou que se trata de algum erro dos trabalhadores da casa. Se tal tratamento se repete, é porque precisamos de ajuda para manter nosso equilíbrio físico, emocional e espiritual. É preciso considerar que estamos passando, constantemente, por muitos problemas nesta estrada da vida! Problemas e preocupações afetam nosso equilíbrio, mesmo que não tenhamos consciência disso. Quando uma criança vai crescendo e aprende a atravessar a rua sozinha, não precisa mais da mão de um adulto para ajudar, não é mesmo? O mesmo ocorre conosco.

12. Informações gerais sobre os passes

A aplicação de passes dura em média cinco minutos, podendo ser um pouco mais longa (até 10 minutos) no P3A e no P3B, por serem tratamentos mais específicos,

O tratamento do P3B só deverá ser indicado depois de ter feito uma série de P2 e outra série de CH,

Dentro da câmara de passe, o assistido fica sentado por alguns minutos em uma cadeira, devendo manter os pensamentos elevados ao alto, envolto em um círculo de luz emanado pelos trabalhadores,

Todos os trabalhadores que trabalham nas câmaras de assistência do CEAE, fizeram ou estão concluindo a Escola de Aprendizes do Evangelho e já concluíram curso de Passes e Radiações oferecido somente aos alunos desta Escola, a partir do segundo ano,

O trabalhador que aplica o passe no assistido não está incorporando nenhum espírito, apenas recebe e transmite bons fluídos que vem do plano espiritual maior,

O tratamento é gratuito,

O tratamento espiritual não substitui o tratamento médico,

O sucesso do tratamento depende da boa vontade do assistido em se ajudar, fortalecendo-se na fé, nas orações e nos pensamentos mais positivos,

O CEAE oferece aos assistidos muito apoio, amparo, proteção, orientações e esclarecimentos necessários e deseja que tenha um ótimo tratamento.

As vezes podemos errar. Desculpe-nos!

Paz e saúde a você!

EVANGELHO NO LAR
É muito comum você receber orientações para ler o Evangelho Segundo o Espiritismo na sua casa, sabe por que?

– porque faz parte do tratamento,

– porque ajuda a trazer amparo, sustentação e esclarecimento para quem lê,

– porque ajuda a ficar mais perto de Deus e

– porque ajuda a levar harmonia, saúde e segurança para o lar, entre outros motivos.

Assim, gostaríamos que compreendesse a importância deste precioso momento para o seu bem, para o bem do seu lar e também para o bem do planeta. Para o planeta sim, pois quanto mais pessoas estiverem vivenciando a paz e o amor, a caridade, a benevolência e o respeito ao próximo, bem melhor será a sintonia vibratória ao redor do planeta.

1. Por que preciso ler o evangelho em casa?

2. Precisa ser o Evangelho Segundo o Espiritismo?

3. Como é que eu faço pra começar então?

4. Por que precisa ter horário para ler o evangelho?

5. Posso fazer o Evangelho sozinho(a)?

6. Porque tenho tanta dificuldade como esquecer e sentir sono?

1. Por que preciso ler o evangelho em casa?

O Evangelho ensina, conforta, esclarece, ilumina, ampara e orienta. Ajuda a entender melhor as causas das nossas dores e sofrimentos, os problemas familiares e muitos dramas pessoais. Além disso, Jesus costumava dizer: Ajuda-te e o Céu te ajudará! Assim, lendo o evangelho você estará abrindo uma janela de oportunidade para a luz do céu entrar na sua casa e no seu coração!

Por exemplo: Se você estiver precisando….

· fortalecer a fé, leia o Capítulo XIX – A fé remove as montanhas,

· consolo e força para momentos difíceis, leia os Capítulos VI – O Cristo consolador e o VII – Bem Aventurados os pobres de espírito,

· ajuda para problemas familiares, leia os Capítulos XIV – Honrai a vosso pai e à vossa mãe e o IV – Ninguém pode ver o reino dos céus se não nascer de novo,

· buscar palavras de auto-ajuda, leia os Capítulos XI – Amar ao próximo como a ti mesmo e o XXV – Buscais e Achareis bem como as Preces para si mesmo (Cap. XXVIII – item II),

· trabalhar a paciência, leia o Capítulo IX – Bem Aventurados aqueles que são brandos e pacíficos,

· trabalhar o perdão, leia o Capítulo X – Bem Aventurados aqueles que são misericordiosos e o Cap. XII – Amai aos vossos inimigos

· de conselhos, leia o Cap. XXVII – Pedi e obtereis e o Cap. XXVIII – item II Preces para si mesmo,

· rezar por alguém (que está doente, que acabou de nascer ou falecer) ou por você mesmo, leia o Capítulo XXVIII – Coletânea de preces espíritas,

· entender o significado da prece Pai Nosso, leia o mesmo Capítulo XXVIII – Coletânea de preces espíritas.,

E, se desejar uma mensagem de esclarecimento ou orientação para você, faça uma prece sincera pedindo iluminação ao seu mentor, a Jesus, a Deus, segurando o livro fechado. Depois abra ao acaso, isto é, abra em qualquer página e leia o trecho que mais lhe chamou atenção.

2. Precisa ser o Evangelho Segundo o Espiritismo?

De preferência, sim. Você pode ler livros de mensagens de Chico Xavier como Pão Nosso ou Vinhas de Luz, livros de mensagens do Dr. Bezerra de Menezes entre outros grandes e iluminados autores espíritas. Pode ler também salmos ou outras partes da bíblia, se for da sua preferência ou outros livros cuja base seja o amor e a caridade.

Acontece que o Evangelho traz uma série de esclarecimentos sobre as mensagens que o Mestre Jesus deixou aos seus apóstolos, há dois mil anos atrás.

Allan Kardec, teve formação católica antes de tornar-se espírita, assim ele bem conhecia o Evangelho de Jesus e, quando escreveu o Evangelho Segundo o Espiritismo, já havia escrito o Livro dos Espíritos. O que ele fez então?

O novo testamento reúne as lições de vida que o Mestre Jesus deixou, narrados por quatro apóstolos: Mateus, João, Lucas e Marcos. Cada um contando do seu jeito os momentos vivenciados por eles durante suas viagens, as parábolas, os milagres e as profecias, conforme se lembravam do que haviam ouvido, pois Jesus não deixou nada por escrito. Há ainda no novo testamento, as cartas escritas por Paulo de Tarso e o texto do Apocalipse, escrito por João, entre outras partes depois da ressurreição.

Kardec, sobre a orientação dos ilustres instrutores, reuniu em capítulos os principais ensinamentos de Jesus, de acordo com a semelhança dos temas que foram apresentados pelos apóstolos, para que pudéssemos compreender melhor os ensinamentos que devemos vivenciar para ser uma pessoa de bem e palavras de conforto e esperança para os momentos de aflição, tudo com base na caridade e na humildade. E, além de citar os trechos escritos pelos apóstolos, também foram incluídas mensagens de pessoas importantes como Santo Agostinho:

… “De todas as provas, as mais penosas são aquelas que afetam o coração. Alguém suporta com coragem a miséria e as privações materiais, mas sucumbe ao peso dos desgostos domésticos, esmagado pela ingratidão dos seus. Mas que pode melhor nestas circunstâncias revelar a coragem moral que o conhecimento das causas do mal e a certeza de que, se há extrema aflição, não há desesperos eternos, porque Deus não pode querer que sua criatura sofra sempre? Que mais consolador, que mais encorajador este pensamento de que depende só de seus próprios esforços abreviar o sofrimento, destruindo em si as causas do mal? …” (Cap. XIV – Honrai vosso pai e vossa mãe).

Portanto, quando você abrir este livro precioso na sua casa, em sintonia com o Amor de Deus, de Cristo, você e sua casa estarão se enriquecendo com os bons fluídos. E, a medida que você vai procurando entender e colocar em prática o que leu, conhecerá melhor a pessoa maravilhosa que foi Jesus. E assim, poderá ver a vida com outros olhos e ter mais paz no coração!

3. Como é que eu faço pra começar então?
Pedimos para você escolher um dia da semana e um horário que lhe seja mais agradável. Informe então sua escolha ao seu mentor ou anjo guardião. Prepare um lugar confortável e agradável para se sentar e fazer a leitura. Coloque um copo de água para você e outro se houver mais alguém com você. Se desejar, coloque também uma garrafa de água para poder tomar nos outros dias da semana.

Este é um pequeno roteiro:

– Faça uma prece simples e sincera para saudar seu anjo guardião, Jesus, Nossa Senhora e a Deus, como desejar,

– Peça que a divina luz ilumine seu lar e seus familiares neste instante e que abençoe o copo de água,

– Peque o evangelho para ler. Você pode ler um parágrafo ou dois, o importante não é a quantidade mas a qualidade da leitura,

– Reflita, por alguns minutos em silêncio, sobre a orientação que os mentores querem lhe ensinar neste dia. Pergunte-se como esta mensagem pode lhe ajudar ou orientar no momento em que está passando.

– Vamos à prece final. Reconheça o que há de bom ao seu redor e agradeça. Faça a oração do Pai Nosso, vibrando pelo bem universal, pela paz mundial, por um mundo melhor. Peça pelo bem dos seus entes queridos, que aqui estão e a aqueles que já partiram (faleceram), pela harmonia e proteção do seu lar.

Importante: se desejar fazer orações e vibrações para ajudar pessoas doentes ou por alguém especial que precisa de ajuda, pense nela com aparência saudável e com leve sorriso no rosto, mentalize-a bem, envolta em luz e abençoada por Deus. Não é assim que você quer que a pessoa esteja?? Então nada de pensar nela triste.

Acabando, agradeça mais uma vez e tome o copo de água que foi abençoada ou fluidificada pelos bons amigos espirituais neste momento de oração.

Tudo isto pode levar apenas 15 – 20 minutos do seu tempo. Repita a dose na semana que vem. Mas se esforce para refletir sobre o que leu e procure colocar em prática alguma virtude na sua vida nesta semana!

4. Por que precisa ter horário para ler o evangelho?
Porque seu mentor e outros benfeitores espirituais que se interessam por você são muito ocupados e bem organizados. Quando escolhemos um determinado dia e horário, eles passam a incluir nossa casa no roteiro das muitas casas que eles costumam visitar, acompanhados de uma equipe de bons espíritos que cuidarão da limpeza, da higienização e da segurança do seu lar. Enquanto você está fazendo as preces, a leitura e a reflexão sobre o que leu, eles estão trabalhando para deixar sua casa amparada e harmonizada. Se houver alguém doente, uma pessoa ou animalzinho de estimação, eles também receberão tratamento. Neste momento é que a água que você colocou no copo será fluidificada ou energizada.

5. Posso fazer o Evangelho sozinho(a)?
Sim, pode, se você morar sozinho(a) ou se os familiares não desejarem participar. Seu mentor e os mensageiros de Jesus e de Nossa Senhora estarão contigo, assim acredite que estará em boa companhia e, sozinho(a) de verdade não estará. Mas que tal convidar um amigo, parente ou vizinho para compartilhar deste momento com você?

6. Por que tenho dificuldade pra começar? Por que esqueço? Por que sinto sono?

No começo é difícil mesmo começar a fazer o Evangelho no Lar devido à falta de hábito. Se você perseverar vai fazer com muita naturalidade. E muitos imprevistos podem aparecer como tocar o telefone, chegar visita, algum familiar lhe chamar, etc. Encare isto como um teste para ver se você está realmente disposto a se ajudar.

Outro problema comum é esquecer do dia e da hora, só lembrar depois que já passou. Todos estes imprevistos surgem para testar sua perseverança, sua força de vontade. Pense no bem que a leitura e as orações poderão trazer a você e ao seu lar e continue tentando. O importante é perseverar, não desistir.

Sentir sono
Muitas pessoas comentam que começam a ler o evangelho e logo ficam com sono. Isso pode acontecer se fizer a leitura quando estiver cansado, depois de um dia difícil, pois as orações e a leitura ajudam a relaxar.

Pode acontecer também com pessoas que não tem o hábito de ler, que não gostam de ler ou com aquelas pessoas que ainda não compreenderam para que serve fazer o evangelho em casa, isto é, logo perdem o interesse. Tal como o sono que aparece quando se está assistindo um programa “chato” na televisão.

Observe qual é seu caso. Uma maneira de saber se é cansaço físico/mental ou desinteresse, seria você interromper a leitura e fazer qualquer outra coisa em casa, como lavar um copo ou arrumar o quarto. Se estiver cansado, continuará sentindo sono, assim é melhor descansar. Caso contrário, lave o rosto e se esforce para continuar, em breve perceberá que estes 15-20 minutos farão muito bem a você e ao seu lar.

Mas …. eu tenho medo

O medo está associado com o desconhecido, freqüentemente. Medo de que apareça algum “espírito” na sua frente quando está fazendo a preparação ou as vibrações, medo de se sentir mal, medo de que alguém em casa faça uma gozação com você, medo de receber um “puxão” de orelha do seu mentor, medo de crescer, medo de muitas coisas que inventamos as vezes como desculpas para não “fazer a lição de casa”, isto é, estudar os ensinamentos e exemplos de Jesus e se fortalecer.

Seja lá qual for o motivo do seu medo, aprenda a enfrentá-lo com confiança em Deus, com confiança na Mãe Divina. Eleve seus pensamentos e sentimentos ao alto e só terá boas companhias.